Grupos de Pesquisa
Grupos de pesquisa ligados ao PPGEC
Aproveitamento de Resíduos do Saneamento
Trata-se de um grupo interdisciplinar, multidepartamental e multi-institucional, composto por pesquisadores lotados em diferentes departamentos da UFV, além de egressos de programas de pós-graduação da UFV e hoje atuando em outras instituições públicas. O grupo apresenta vasta experiência no tema adotado (Aproveitamento de resíduos do saneamento), em particular nas linhas de pesquisa Tratamento e uso agropecuário de águas residuárias e Tratamento de lodo de esgotos e uso agrícola de biossólidos. Experiência esta repercutida em várias dissertações de mestrado e teses de doutorado, de publicações (livros) da rede de pesquisas em saneamento básico Prosab, em periódicos e anais de congressos nacionais e internacionais. Nesse campo, destaca-se a participação do líder do grupo na coordenação de redes temáticas do Prosab e em fóruns e instâncias nacionais (ex. Ministério da Saúde e Ministério do Meio Ambiente) e internacionais (ex. Organização Mundial da Saúde)
Bioenergia a partir de Microalgas
Como o enfoque da Bioenergia a partir de microalgas é multidisciplinar, foram agregados pesquisadores de instituições nacionais e internacionais contemplando diferentes áreas do conhecimento. O objetivo primordial do grupo é o desenvolvimento, transferência e formação de recursos humanos em tecnologias de cultivo de microalgas para bioenergia. Desse objetivo advém diferentes linhas de pesquisa para desenvolvimento de toda a cadeia produtiva do biodiesel, biogás, briquetes, carbonização, biofertilizantes, ração animal e demais subprodutos a partir de microalgas. As pesquisas envolvem desde a etapa de produção da biomassa algal através do reúso de diferentes águas residuárias até a geração de diversos bioprodutos. Os impactos ambientais da produção de biomassa e dos bioprodutos também são investigados através da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).
Construções Sustentáveis e Inovadoras – SICon
O Grupo de Pesquisa em Construção Sustentável e Inovadora é dedicado ao estudo de materiais e processos no contexto da Construção Civil. A equipe é formada por professores do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa; professores e pesquisadores de outros departamentos e instituições; alunos de doutorado, mestrado e bacharelado; além de membros da equipe técnica da universidade. O Grupo tem contribuido com o desenvolvimento de novas tecnologias e materiais, com destaque para a soluções em reutilização de material residuário de outras indústrias na obtenção de produtos mais amigáveis ao meio ambiente, e contribuições na redução nos impactos ambientais da industria da construção por meio de tecnologias de melhoramento de desempenho e de ecoeficiência.
DEC UFV Estruturas
O grupo de pesquisa em estruturas da UFV tem desenvolvido pesquisas sobre soluções estruturais sustentáveis e inovadoras, bem como a avaliação do desempenho e do comportamento de estruturas e seus componentes, por meio de modelos teóricos, métodos numéricos e análise experimental. Nesse contexto, tem abordado novos componentes e sistemas estruturais, novas técnicas de monitoramento de estruturas e avaliação de desempenho de sistemas estruturais, tendo como alvos a racionalização de processos e tecnologias levando em conta finalidades funcionais, a contribuição ao desenvolvimento regional sustentável e a adequação ao meio ambiente local.
Desenvolvimento de Tecnologias Em Modelagem da Informação da Construção – TechBIM
Grupo voltado ao desenvolvimento de Tecnologias BIM no contexto de obras civis e de infraestrutura. Tem atuado no desenvolvimento de metodologias baseadas em BIM, com enfoque em interoperabilidade, voltadas a sistematização da informação e novas aplicações, com destaque para as dimensões 4D, 5D e 7D. O Grupo ainda se destaca pelo apoio na elaboração e implantação de Planos de Execução BIM, contribuindo para a difusão da tecnologia e para processos de projeto, execução, gestão e manutenção otimizados e mais sustentáveis.
Engenharia Civil – Geotecnia
O grupo tem desenvolvido seus trabalhos na forma de projetos de pesquisa, teses de mestrado e doutorado, relatórios técnicos, produtos e processos. Como resultados dos trabalhos, pode-se referir a: (1) Diversas parcerias com prefeituras municipais, órgãos do governo estadual e federal para desenvolvimento e trabalhos conjuntos; (2) Mecânica das rochas aplicadas à mineração à céu aberto e subterrânea, incluindo ensaios de laboratório integradas com diversas mineradoras p desenvolvimento de pesquisas integradas com diversas mineradoras; (4) Estudos hidrogeológicos diversos; (5) Pesquisas em estabilização dos solos, com abordagem dos estabilizantes: cal, cimento, emulsão asfáltica, vinhoto, alcatrão de madeira , escórias de alto-forno, RBI Grade 81, DS 328, bem como de outros tipos de resíduos industriais; (6) Estudos envolvendo risco geológico-geotécnicos; (7) pesquisas em transportes e pavimentação; (7) Pesquisa envolvendo Perfis de Intemperismo e Classificação de Maciços Rochosos.
Geotecnia Ambiental
A geotecnia ambiental, aplicada à avaliação, prevenção e remediação de problemas ambientais, é uma área recente no Brasil e conseqüentemente no estado de Mato Grosso. Tem como áreas de atuação a disposição de resíduos; avaliação de impactos ambientais de obras civis; prevenção e avaliação da contaminação de solos e águas subsuperficiais e subterrâneas; recuperação de áreas degradadas e remediação de solos contaminados; investigação, instrumentação, monitoramento e amostragem de água e solo; reutilização de resíduos em obras geotécnicas, dentre outras. Dessa forma a criação desse grupo de pesquisa em Geotecnia Ambiental tem como obejtivo promover o desenvolvimento da pesquisa no país na área ambiental relacionada às áreas de atuação citadas anteriormente, aliado a divulgação e aperfeiçoamento dessa área aos alunos de graduação e Pós Graduação da Universidade Federal Viçosa e Universidade Federal de Minas Gerais.
Levantamentos Hidrográficos – GEPLH
Os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Levantamentos Hidrográficos têm contribuído efetivamente com a modelagem do relevo submerso. Em geral, são desenvolvidas pesquisas em levantamentos hidrográficos, reduções batimétricas, controle de qualidade, geodésia marinha, projetos de hidrovias e monitoramento de assoreamento de reservatórios. O grupo participa ativamente na formação de profissionais dos Cursos de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa, além de colaborar com formação de Mestres e Doutores junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PGEC/UFV).
Mecânica das Rochas e Geoestatística Aplicada
O Grupo tem desenvolvido diversos trabalhos envolvendo caracterização física, mecânica, mineralógica e química de perfis de intemperismo, ensaios mecânicos em rochas, classificação geomecânica de maciços rochosos e geoestatística aplicada à classificação geomecânica de maciços.
Processos Naturais de Tratamento de Águas Residuárias
O Grupo se dedica ao estudo e pesquisa em tratamento de águas residuárias, com foco em processos naturais, participando de projetos temáticos como: Estudo dos Sistemas Naturais e Artificiais Redutores de Cargas Poluidoras para a Sustentabilidade dos Recursos Hídricos do Baixo Ribeira de Iguape, SP; Avaliação de Sistemas de Wetlands Construídos para o Tratamento de Esgotos Sanitários e Produção de Biomassa para Alimentação Animal; Sistemas de alta eficiência, simplicidade de operação e cosntrução, para melhoria da qualidade da água residuária e produção de biomassa para alimentação animal e reuso na agricultura; Uso Eficiente da Água e Proteção dos Recursos Hídricos na Área Urbana e Peri-urbana do Município de Nova Redenção, BA; entre outros.
Segurança da água para uso humano
Trata-se de um grupo interdisciplinar, multidepartamental e multi-institucional, composto por pesquisadores lotados em diferentes departamentos da UFV, além de egressos de programas de pós-graduação da UFV e hoje atuando em outras instituições. O grupo apresenta vasta experiência no tema , em particular nas linhas de pesquisa de Avaliação de Risco à Saúde e Qualidade da Água. Experiência esta repercutida em várias dissertações de mestrado e teses de doutorado, de publicações (livros) da rede de pesquisas em saneamento básico Prosab, em periódicos e anais de congressos nacionais e internacionais. Nesse campo, destaca-se a participação em redes temáticas do Prosab e em fóruns e instâncias nacionais (ex. Ministério da Saúde ) e internacionais (ex. Organização Mundial da Saúde).
Sistema de Informações Geográficas
Grupo dedicado ao estudo e à pesquisa, contribuíndo para o desenvolvimento regional e nacional por meio do levantamentos elabroação de planos, com: Elaboração do Plano Diretor de Juiz de Fora utilizando Sistema de Informação Geográfica; Implantação de Sistemas de Informação Geográfica; Implantação do Projetos Geomunicipais; Treinamentos em Cadastro Técnico Multifinalitário, utilização de GPS, Fundamentos de SIG e Análises Espaciais com uso de Sistemas de Informações Geográficas para a utilização do Sistema Geomunicipal; Treinamentos em Análises Espaciais com uso de Sistema de Informação Geográfica; Elaboração das bases cartográficas digitais; dentre outros.