Infraestrutura Institucional

Laboratórios ligados ao Departamento de Engenharia Civil

O PPGEC dispõe de uma infraestrutura de laboratórios moderna e compatível com as necessidades de ensino e pesquisa das quatro áreas de concentração. Trata-se de uma infraestrutura concentrada em dois grandes complexos de laboratórios (Laboratórios de Engenharia Civil – LEC e Laboratórios de Engenharia – LABENGE), além de outros espaços localizados no Campus Viçosa.

LABORATÓRIOS DE ENGENHARIA CIVIL (LEC)

Trata-se do complexo de laboratórios mais antigo do Departamento de Engenharia Civil, abrigando laboratórios, três salas de aula, um grande pátio compartilhado e uma estrutura administrativa de apoio. Sua localização central no campus e ambiente integrado facilita o compartilhamento e interação, sendo utilizado por todas as áreas e favorecendo a integração entre seus utilizadores, corpo técnico e discente. O local ainda possui adequada infraestrutura de instalações prediais que atendem as necessidades dos laboratórios ali instalados, além de uma satisfatória infraestrutura de dados, com acesso à internet de qualidade, provida e mantida pelo Departamento de Tecnologia da Informação. A seguir são listados os laboratórios instalados no LEC, com breves descrições de suas especialidades, infraestruturas e equipamentos.

COMPLEXO DE LABORATÓRIOS DE ENGENHARIA (LABENGE)

Em 20 de abril de 2018 foi inaugurado o complexo de Laboratórios de Engenharia – LABENGE no qual atualmente se encontram laboratórios do Departamento de Engenharia Mecânica, os laboratórios da Área Acadêmica de Estruturas do Departamento de Engenharia Civil e um Laboratório de Controle e Automação ligado ao Departamento de Engenharia Elétrica. O Edifício é composto ainda por salas de aula, área de convivência e gabinetes dos professores dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Civil (estruturas). O Edifício tem sua própria estrutura administrativa, que conta com três secretários, além de ser servido por equipes de limpeza e todo o suporte de manutenção e conservação provido pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas e UFV. Trata-se de um edifício em estrutura metálica, com instalações prediais modernas e robustas para suportar equipamentos de grande porte e capacidade, além de uma infraestrutura de dados que permite acesso de internet de qualidade em todas as suas instalações, mantidas pelo Departamento de Tecnologia da Informação da UFV. Assim como o LEC, sua localização central no campus e ambiente integrado facilita o compartilhamento e interação, sendo utilizado por todas as áreas e favorecendo a integração entre seus utilizadores, corpo técnico e discente.

O complexo abriga vários laboratórios, ligados aos Departamentos de Engenharia Civil, Mecânica e Elétrica. Essa infraestrutura ligada ao DEC e ao PPGEC, recentemente inaugurada, implicou em uma ampliação substancial na capacidade e possibilidades de pesquisa dentro do PPGEC, com destaque aos laboratórios de Ensaios Mecânicos e de Estruturas, que abriga uma laje de reação de 162 m², sendo uma das maiores do país, e que permite ensaiar elementos estruturais de até 18 m de comprimento. A seguir são listados os laboratórios instalados no LABENGE e ligados ao DEC, com breves descrições de suas especialidades, infraestruturas e equipamentos.

LABORATÓRIO DE COMPUTAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO

O Laboratório de Computação da Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Civil da UFV congrega 3 salas com equipamentos de Informática. Uma sala é usada por todos os alunos de pós-graduação, para estudos e realização de pesquisas; uma segunda é utilizada especificamente pelos estudantes da área de concentração em Informações Espaciais; e uma  terceira direcionada para trabalhos relacionados com o uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIGs). Além dessas salas, o Programa montou, recentemente, 2 salas de aula com recursos de informática para aulas com a utilização de programas computacionais. Cada uma destas salas conta, ainda, com um data-show e um computador para uso do professor. Todas estas salas, assim como as salas dos professores, estão ligadas à rede internet de alta velocidade, que permite acesso a bancos de dados nacionais e internacionais. Nestes laboratórios encontram-se, além de um grande número de microcomputadores, os seguintes equipamentos especiais: notebooks; projetores multimídia;receptores GPS; plotter HP 750-C (A0); scanner A0; e mesa digitalizadora A0. Além disso, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil dispõe dos seguintes softwares: GeoSlope: programa para modelagem numérica de problemas geotécnicos e geoambientais com os seguintes módulos: SLOPE/W – análise de estabilidade de taludes; SEEP/W – análise de percolação; SIGMA/W – análises de tensão e deformação; CTRAN/W – análise de transporte de contaminantes; e, VADOSE – Análise de balanço hídrico; ArcGis 10.0; Map Objects; Idrisi for Windows 2.02; Cartalinx 1.1.; Dips: programa de computador que permite plotar, analisar e apresentar dados de geologia estrutural, usando técnicas de projeção esférica; Visual ModFlow (duas cópias); AcquaChem; VisualHELP; Visual Basic; Visual DELPHI; Pollute; Migrate; Topograph; Data-Geosis; Topoevn; GATriaxial (calibração de parâmetros do solo via algoritmos genéticos com base em ensaios triaxiais); Todos os softwares da Rocscience (CPillar, Dips, Examine 3D, Rocdata, RocFall, RocPlane, Rocsupport, RocTopple, RS2, RS3, RSPile, Settle3D, Slide, Slide3D, Swedge e Unwedge), num total de 25 licenças. Na área de GNSS, tem-se ainda: TGOffice; Ashtechsolutions, CETIS® para análises ecotoxicológicas, TGOffice; Ashtechsolutions, e SIMAPRO® para análises de ciclo de vida.

Laboratórios multiusuários e/ou parceiros ligados a outros departamentos

À parte a referida infraestrutura, o Programa dispõe de acesso a laboratórios parceiros e a equipamentos multiusuários hospedando em outros departamentos da UFV e mesmo outras instituições parceiras. Essa infraestrutura provê o Departamento de Engenharia Civil, através da infraestrutura institucional da UFV e política de laboratórios Multiusuários, com uma gama ampla de possibilidade de análises, consideradas fundamentais para  a pesquisa analítica avançada realizada pelo PPGEC, que permite ao Programa acompanhar a pesquisa científica mundial, e viabilizar o número crescente de publicações científicas de relevância em periódicos internacionais dos mais altos estrados. É importante destacar que essa infraestrutura tem sido utilizada de maneira crescente, tornando o PPGEC um programa cada vez mais integrado com a pesquisa multidisciplinar, e firmando parcerias estratégicas com outros departamentos da instituição mais voltados à pesquisa analítica, em trabalhos de  pesquisa aplicada de ponta, como por exemplo, as que envolvem nanotecnologia e nanomateriais aplicados a compósitos de alto desempenho e piezoresistivos e àquelas envolvendo caracterização microscópica e química de componentes mineralógicos e químicos de solos e rochas. Na sequência, são listados os principais laboratórios de apoio dentro da UFV.

Biblioteca

A Biblioteca Central da UFV oferece acesso ao portal Periódicos da CAPES, bem como bases de dados de referenciais. É biblioteca depositária da Organização das Nações Unidas e biblioteca base do COMUT (Programa de Comutação Bibliográfica). Integra a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do IBICT/CNPq, e mantém o cadastro das teses e dissertações defendidas na UFV que podem ser acessadas integralmente em formato PDF pela internet.

A Biblioteca Central está localizada no centro do campus universitário de Viçosa e ocupa um edifício moderno e funcional de quatro andares, com área total de 12.816,59 m2. Disponibiliza aos usuários mais de 2.050 postos de estudos que incluem salas de uso individual e em grupo, além de sala de videoconferência, coleções especiais, coleções de obras raras, multimídia, mapoteca, sala de vídeo, espaço para leitura de lazer, espaço para pesquisa às bases de dados e periódicos eletrônicos, hall para exposições diversas e um auditório.

Foi construída em conformidade com as normas de segurança e acessibilidade de prédios públicos e, tanto a entrada principal quanto a entrada secundária, permitem acesso aos deficientes físicos, com amplas áreas de circulação e 02 elevadores.

No andar térreo, funcionam setores administrativos como: a Diretoria, a Diretoria assistente, o Apoio administrativo, a Secretaria de expediente, o Setor de Restauração de obras, e setores de atendimento como: a sala de Reservas, o Serviço de Referência e Atendimento ao Público, os terminais de consulta ao acervo por meio do sistema PERGAMUM com auxílio ao usuário, (www.bbt.ufv.br), o serviço COMUT, e terminais para acesso ao portal da CAPES. Possui amplas áreas de estudo, sala de videoconferência com 60 lugares, o auditório de 170 lugares, hall de exposições.

No 1o andar localizam-se 03 salas com revestimento acústico para estudo em grupo, 12 salas de estudo individual, sala de acervo multimídia, mapoteca, coleção das Nações Unidas (Biblioteca da ONU), Serviço de Processamentos Internos, Seção de Seleção e Aquisição, Seção de Catalogação e Classificação e de assistência às Bibliotecas Setoriais, Seção de Acervos Digitais, coleção de Obras Raras, o Sistema Brasileiro de Informação do Café – SBICafé, Mapoteca e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFV.

No 2o andar localiza-se a coleção de livros, teses, dissertações e boletins, a Seção de Circulação e Empréstimos e a área de leitura, com mesas para estudos em grupo e individuais.

No 3° andar localiza-se a Coleção de periódicos e amplas áreas de estudos A UFV conta também com 11 bibliotecas setoriais, que somam uma área total construída de mais de 1000m2 à disposição dos estudantes nos diversos departamentos, além de duas bibliotecas nos campi de Florestal e Rio Paranaíba.

O sistema atual de gerenciamento do acervo é o PERGAMUM, que possibilita colocar à disposição dos usuários o catálogo e a movimentação de sua conta, como em reservas e renovações via internet, e também a administração das rotinas de circulação de materiais, garantindo a relação entre usuários e a Biblioteca. O sistema facilita, ainda, a troca de informações e o compartilhamento de registros bibliográficos com outras bibliotecas, de outras

instituições, do país e do exterior.

O acervo bibliográfico, localizado na Biblioteca Central e nas bibliotecas setoriais do campus de Viçosa atingiu em dezembro de 2018 os seguintes quantitativos: 188.041 livros, 37.850 teses e dissertações, 426.439 periódicos. O acervo inclui ainda 4.935 materiais especiais (mapas, “slides”, fitas de vídeo, “CD-ROM”, DVDs, disquetes, e outros), além de 11.624 boletins, 140 normas técnicas e 1.185 obras de referência.

A Biblioteca Central é uma biblioteca depositária da ONU – Organização das Nações Unidas e tem entre seus principais usuários, os alunos do Colégio da Universidade, o COLUNI e a graduação. Oferece, também, o acesso ao Sistema Brasileiro de Informação do Café – SBICafé (disponível em www.sbicafé.ufv.br), o portal Periódicos da CAPES (títulos de periódicos), bem como bases de dados de referenciais. É a biblioteca base do COMUT (Programa de Comutação Bibliográfica) que, em 2018, recebeu 60 pedidos e enviou 54, entre anais de congresso, partes de documentos, artigos de periódicos e teses. Integra a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do IBICT/CNPq, tendo cadastrado em 2018, 11.365 títulos que podem ser acessados integralmente em formato PDF pela internet. O repositório conta também com 9.682 artigos científicos disponibilizados na íntegra. Participa dos sistemas nacionais e internacionais de informação e documentação na área agrícola, bem como do Catálogo Coletivo Nacional de Periódicos. E faculta o empréstimo entre bibliotecas, que é um importante recurso no compartilhamento de acervos, pelo qual as instituições procuram atender ao usuário por meio de convênios de intercâmbio.

Dentre os serviços oferecidos, destacam-se: comutação bibliográfica, levantamento bibliográficos de assuntos específicos, catalogação na fonte, normalização de publicações, permuta e doação com mais de 1.700 instituições nacionais e estrangeiras cadastradas, empréstimos de publicações, treinamentos, cursos e orientações individuais aos usuários.

O horário de funcionamento é de acordo com setores : o acesso ao acervo físico, aos empréstimos e devoluções na Seção de Circulação e à sala de Reservas funcionam de 2a a 6a feira, das 6:30 às 22:00 horas e aos sábados das 7:00 às 13:00 horas para atendimento ao público, a Biblioteca da ONU funciona de das 08:00 às 17:00 horas e o setor de Fichas Catalográficas funciona das 8:00 às 18:00, ambos de 2a a 6a feira, sendo que as fichas catalográficas podem ser solicitadas via internet, 24 horas por dia. Durante o recesso escolar a Biblioteca é aberta ao público das 6:30 às 18:30 horas de 2a a 6a feira.

A atual estrutura organizacional da Biblioteca Central, implementada desde setembro de 2013, compreende: Direção, Direção Assistente, Conselho de Biblioteca, Seção de Expediente, Seção de Apoio Administrativo, Serviço de Processamento Interno, Seção de Seleção e Aquisição, Seção de Catalogação e Classificação, Seção de Acervo Digital, Serviço de Referência e Atendimento ao Público, Seção de Circulação e Empréstimo I – manhã, Seção de Circulação e Empréstimo II – tarde, Seção de Circulação e Empréstimo III – noite, Encarregado do controle noturno. Conta com 11 (onze) servidores bibliotecários-documentalistas, aproximadamente 60 (sessenta) servidores técnico administrativos efetivos (diversos cargos), que são responsáveis pelo seu funcionamento bem como pelo atendimento aos usuários. O serviço de limpeza e higienização é terceirizado.

A proteção, a segurança e o controle do acervo são feitos por meio do controle de acesso dos usuários com catracas de identificação biométricas, leitoras de código de barras e teclado, um sistema de monitoramento através de 32 câmeras e um sistema com portões eletrônico de detecção magnética que permite o controle de entrada e saída de materiais do interior do Prédio. Para maiores informações consulte o regimento em: http://www.bbt.ufv.br.

Acesso à internet

A UFV conta com uma rede de dados corporativa – UFVNet – que interliga mais de 150 departamentos e órgãos em todos o Campi,  por meio de aproximadamente 37.500 metros de fibra óptica. São, aproximadamente, 9.000 estações conectadas pela rede cabeada, 4000 dispositivos móveis conectados às redes sem fio,  975 usuários cadastrados no sistema de voz via internet – VoIP – e mais de 30.000 contas de correio eletrônico. Possui, ainda, cerca de 100 servidores, dentre aplicação e banco de dados,  corporativos, que utilizam os sistemas operacionais Linux, Unix e Windows.

A instituição, por meio do Departamento de Tecnologia da Informação, mantém e moderniza sua infraestrutura de dados, seguindo seu Plano Diretor de Tecnologia da Informação – PDTI – que é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão de recursos e processos de Tecnologia da Informação (TI). Ele proporciona a integração de soluções e investimentos para a área de TI, buscando a otimização de recursos e o aumento da eficiência para o alcance dos objetivos institucionais.

Todas as salas que compõem a infraestrutura do PPGEC, assim como as salas dos professores, estão ligadas à rede Internet de alta velocidade da UFV, que permite acesso a bancos de dados nacionais e internacionais e ao acervo científico disponibilizado pela CAPES por meio da plataforma Periódicos CAPES.


Endereço

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Universidade Federal de Viçosa, 36570-900, Viçosa/MG
Tel: (31) 3612-6105
E-mail: secretaria.ppgec@ufv.br

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