Laboratório de Mecânica dos Resíduos (LMR)

O Laboratório de Mecânica dos Resíduos é dedicado ao desenvolvimento de trabalhos com resíduos sólidos urbanos, rejeitos de mineração e poluentes na linha de pesquisa em Geotecnia Ambiental, o Programa dispõe de um galpão com diversos equipamentos para ensaios de laboratório e campo e que tem servido para a realização de experimentos em escala real. Com os equipamentos existentes no LMR podem-se executar ensaios de caracterização geotécnica completa de solos e rejeitos de mineração (granulometria conjunta, limites de Atterberg e determinação da massa específica dos grãos), compactação, adensamentos convencionais e com grandes deformações (edômetros HCT e CRD), ensaios triaxiais convencionais e cúbicos, cisalhamento direto, permeabilidade, ensaio de Inderbitzen para determinação de parâmetros de erodibilidade, provas de carga em resíduos sólidos urbanos e determinação de curvas de retenção de água no solo.

Prédio do CCE, 2º andar, sala 224
Universidade Federal de Viçosa, 36570-900, Viçosa/MG