Laboratório de Engenharia Sanitária e Ambiental (LSA)

O LESA possui infraestrutura para atividades de ensino, pesquisa e extensão que envolve análises físicas, químicas e microbiológicas de água, águas residuárias, resíduos sólidos e seus derivados. Conta com dois laboratórios para análises físicas e químicas, um laboratório de microbiologia, um laboratório para montagem de reatores de bancada, uma sala de ecotoxicologia (para manutenção de organismos-testes e realização ensaios de curta duração), uma sala de reagentes, um almoxarifado, um galpão de apoio para os trabalhos na área externa, além de uma sala de aula. Os laboratórios contam com diversas vidrarias, reagentes e materiais variados incluindo: agitadores de tubos e frascos, amostrador automático (para amostras líquidas capacidade 12 litros), aparelho jar test, analisador automático de carbono orgânico total (Shimadzu), sondas multiparâmetros, (pH, OD, condutividade), autoclave vertical, balanças analíticas (0,0001 g), balança digital até 500g, banhos Dubnoff, maria e ultrassônico, buretas digitais, câmaras de cultivo com fotoperíodo, capelas de exaustão de gases e de fluxo laminar, centrífuga de bancada (4000 rpm) e ultracentrífuga refrigerada, chapas aquecedoras, condutivímetros, pHmetros e turbidímetros de bancada. destiladores de nitrogênio, espectrofotômetros UV/visível, estufas incubadora para DBO, para cultura microbiológica e para esterilização e secagem, incubadora com agitação orbital, leitora de microplacas (ELISA), extrator de gordura Soxhlet (AOAC, 2000), moinho de bolas, liquidificador industrial, mesas agitadoras, microscópio invertido, muflas, pHmetros de bancada, pipetas automáticas, purificadores de água (osmose reversa), seladora eletrônica, bloco digestor,  termoreatores e cromatógrafo HPLC. Na área externa, o LESA possui um pátio de compostagem cimentado, para montagem de experimentos com uma câmara de compostagem aerada. Também possui uma unidade de tratamento de efluentes e produção de biomassa algal com doze lagoas de alta taxa e dois reatores de biofilme algal, em escala piloto e 10 lagoas de alta taxa e 9 reatores de biofilme algal em escala de bancada.

Apesar da estrutura existente, algumas análises para o material produzido são realizadas em outros laboratórios da Universidade, o que tem levado cada vez mais seus usuários (alunos de IC, mestrado e doutorado), a interagirem com outros laboratórios, em outros departamentos, como por exemplo o Laboratório de Biocombustíveis (DEA); Laboratório de Painéis e Energia da Madeira (LAPEM); Laboratório de Biofármacos (DBB); Laboratório de Forragicultura e Microbiologia da Silagem (DZO) Laboratório de Simulação, Projetos e Catálise (LaSiP); Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura (DPF); Laboratório de Difração de Raios-x (DPF) e vários dos laboratórios existentes no DPS (Análise de Plantas, Espectrometria de Absorção Atômica, Fertilidade do Solo, Fertilizantes, Física do Solo, Rotina de Fertilidade do Solo, Isótopos Estáveis, dentre outros). Também, há parceria com o Laboratório de Microbiologia Ambiental da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba e com o Laboratório de Processos Biológicos (LPB), USP/São Carlos.

O LESA é procurado por outros departamentos para a realização de análises só ali realizadas, ou mesmo pela interação que os professores e usuários têm. Alunos da medicina veterinária, da biologia…

Empresas e prefeituras procuram pelo laboratório para realização de análises em amostras de água, águas residuárias, resíduos sólidos, bem como para a prestação de outros tipos de serviços com as linhas de pesquisa ali desenvolvidas.