Laboratório de Materiais Compósitos (LCO)

www.lco.ufv.br

Criado em 2019, o LCO é especializado em desenvolvimento de materiais compósitos, com destaque para os compósitos particulados aplicáveis em componentes para construção, mas apto a desenvolvimento de compósitos de diferentes naturezas utilizando diferentes tipos de ligantes. Outra especialidade é a valorização de materiais residuais de diferentes indústrias, com destaque aos trabalhos envolvendo escória de aciaria, rejeitos de construção e demolição, resíduos de indústria de rochas ornamentais, resíduos da indústria moveleira e rejeitos da indústria mineral. Esse laboratório dá suporte ao desenvolvimento e avaliação de traços de concretos e argamassas especiais, como concretos autoadensáveis, concretos secos, concretos leves, matrizes geopoliméricas e outras, com destaque aos métodos de dosagem baseados em empacotamento de partículas e em reologia. Trata-se de um ambiente climatizado e que já conta com equipamentos como estufa, forno mufla, peneirador, misturadores, prensas para ensaios mecânicos de baixa capacidade de carga, moldes para corpos de prova regulares e em tamanho reduzido, mesa vibratória, mesa de consistência, martelete para refratário, equipamento de ensaio de compressão puntiforme, microscópio ótico, balanças de precisão, dessecador, além de vidrarias e utensílios. O laboratório ainda tem se especializado em desenvolvimento e dosagens de concretos especiais e para manufatura aditiva em concreto (impressão 3D), e está se preparando para abrigar uma infraestrutura especializada em reologia de pastas, concretos e argamassas, já possuindo pesquisas desenvolvidas nessa linha e com pesquisas em andamento. O LCO também tem atuado no apoio ao desenvolvimento de materiais e tecnologias para manutenção e recuperação de obras de arte especiais e conta com investimentos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) na aquisição de máquina de ensaios cíclico com 75 t de capacidade, além de um pequeno laboratório de informática com computadores de grande capacidade de processamento para prototipagem virtual.

Os trabalhos desenvolvidos no LCO têm ligação direta com a área de Engenharia da Construção, mas com forte interface com as áreas de Sanitária e Ambiental e Geotecnia, nos temas de gestão de resíduos e desempenho ambiental e também de desenvolvimento e avaliação de materiais para pavimentação, reforço e estabilização de solo e rejeitos. Com relação à outros departamentos, instituições e programas de pós-graduação, grande potencial de interface e apoio também com as áreas de tecnologia de embalagens de alimentos, no desenvolvimento e teste de compósitos poliméricos e biopoliméricos, além das áreas da física e química, relacionadas à infraestrutura e expertise na caracterização química, morfológica, mineralógica, microestrutural, e fenômenos relacionados aos processos de cimentação, dentre outros. Desenvolvimentos em parceria de compósitos especiais contento nanomateriais e biomateriais são temas de interesse e conduzidos em parceria com o Laboratório de Materiais de Construção, com a área de Sanitária e Ambiental, além de outras instituições e pesquisadores.