Laboratório de Modelagem da Informação da Construção (BIM)

O Laboratório de Modelagem da Informação da Construção foi montado em parceria e com investimento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e está localizado na sala LEC 201, possuindo uma área de 70,2 m². O Laboratório abriga 11 computadores de grande capacidade de processamento gráfico munidos de softwares voltados para a programação (Embarcadero Delphi RAD, Visual Studio, Dynamo), modelagem na tecnologia BIM (Revit), softwares de análise estrutural (SAP2000 e CSIBridge) e versões acadêmicas de softwares de cálculo estrutural e orçamentação integrados com BIM (AltoQi Eberick, Builder, Visus, Cloud, ACCA Edificius, ACCA EdiLus, ACCA PriMus). Há ainda um espaço no Laboratório para realização de reuniões com mobiliário adequado, além de equipamento de apresentações (TV touch de 65 polegadas).

Os trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Modelagem da Informação da Construção têm ligação direta com a área de Engenharia da Construção. Com relação a outras instituições e programas de pós-graduação, há grande potencial de interface e apoio nas áreas de BIM, estruturas e obras de arte especiais, orçamentação e gerenciamento de manutenções de obras civis. Há uma parceria com a Empresa Júnior Edifica do DEC/UFV no desenvolvimento e estudo de modelagem de edificações em BIM, com o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (MCE) na área de mecânica das estruturas e análise estrutural de pontes e, também com o DNIT por meio do desenvolvimento de um projeto de pesquisa via TED. Há ainda potencial para convênios com outras instituições e pesquisadores.