Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (MCE)

O Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia oferece apoio ao desenvolvimento de trabalhos de pesquisa relacionados à computação aplicada à engenharia de estruturas. Dispões de 8 (oito) estações de trabalho e programas computacionais para programação, análise numérica e análise estatística aplicadas à engenharia estrutural. Dentre os softwares disponíveis no MCE, estão o Vigamix: software para análise e dimensionamento de vigas mistas para sistemas de piso de edifícios e desenvolvido por professores da UFV); NZone: simulador para geração de ábacos para vigas de aço com aberturas na alma para integração com dutos de serviços; Desmet: software para verificação de seções de perfis metálicos; AutoCAD: software para projeto assistido por computador; Abaqus: software para análise avançada de estruturas via Método dos Elementos Finitos; SAP2000; Statistica; Mathcad; Porticus (análise avançada de estruturas reticuladas; Thersys (simulação via MEF do comportamento termomecânico tridimensional de estruturas em situação de incêndio); Pisafo (análise de estruturas de concreto em situação de incêndio).

As modelagens e simulações desenvolvidas no Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia têm ligação direta com a área de Engenharia da Construção, e forte interface com a área de Geotecnia, nos temas de Geotecnia Analítica. Com relação a outras instituições e programas de pós-graduação, há potencial de interface e apoio nas áreas de modelagem e simulação de sistemas e elementos estruturais de aço, concreto e mistos de aço e concreto, conectores de cisalhamento, comportamento estruturais em temperatura ambiente e em situação de incêndio. Há parceria com o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (MCE) na área de mecânica das estruturas e análise estrutural de pontes e também há potencial para convênios com outras instituições e pesquisadores.

Conheça o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia

Prédio do CCE, 2º andar, sala 224