FAQ

Nesta página, interessados em ingressar no programa e a comunidade PPGEC tem acesso a uma séria de respostas a perguntas frequentes e que potem te ajudar no esclarecimentos de suas dúvidas. As seções estão agrupadas por temas, em ordem alfabética.

Artigos, dissertações e teses

O que uma dissertação ou tese deve conter?

As orientações específicas sobre dissertações e teses podem ser acessadas em: https://ppg.ufv.br/dissertacoes-e-teses/. Neste link você ainda encontra modelos e uma checklist para ajudar na organização do documento.

A dissertação ou tese pode ser redigida em quais idiomas?

A dissertação ou tese poderá ser redigida em português, inglês ou espanhol. O PPGEC incentiva e apoia as iniciativas de produção bibliográfica em língua inglesa.

Tenho dificuldades com redação acadêmica, o PPGEC pode me ajudar na redação dos meus artigos, dissertações e teses?

Sim, conheça nosso programa de apoio à redação acadêmica entrando em contato com a coordenação do programa.

Tenho dificuldades com produção de material bibliográfico em língua estrangeira, o PPGEC pode me ajudar?

Sim, conheça nosso programa de apoio à internacionalização entrando em com contato com a coordenação do programa.

Banca de qualificação, dissertação e tese

O que preciso para agendar minha banca?

Além das exigências constantes no regimento interno do Programa e da Pós-Graduação (https://posengenhariacivil.ufv.br/documentos/), o discente deve enviar a versão da tese/dissertação antes de inserir a banca no sistema para que seja submetida a software de detecção de plágio.

Como faço o agendamento da banca?

É preciso entrar no academicopg (https://ppg.ufv.br/sistemas/). No sistema AcademicoPG, vá em banca> em elaboração e inserir a data e os membros da banca, bem, como demais informações exigidas pelo sistema. A aprovação só se dará após cumpridas as exigências descritas enteriormente.

Como proceder se um dos membros da banca não constar no sistema?

Caso algum membro não conste no sistema, é preciso solicitar à secretaria do Programa, via email, com as seguintes informações:

Nome 

E-mail (institucional)

CPF (ou número de passaporte, para membros estrangeiros)

Instituição onde atua

Link do lattes (pesquisadores brasileiros)

Coorientação

Como faço para cadastrar um coorientador no sistema AcademicoPG e quais são os documentos necessários?

A solicitação é feita junto à secretaria do Programa via email. Para cadastro de coorientador(a), são necessários os seguintes documentos: 

Carta convite do orientador (ofício)

Carta de aceite do coorientador (ofício)

Carta de anuência do departamento do coorientador

Cópia do diploma do coorientador

CPF ou Passaporte do coorientador

Link do currículo lattes do coorientador (pesquisadores brasileiros)

E-mail do coorientador

Quantos coorientadores um discente pode ter?

Discentes da modalidade Mestrado Acadêmico pode ter até dois coorientadores, enquanto discentes de doutorado podem ter até três coorientadores.

Estudante não vinculado

Como faço para cursar uma disciplina como estudante não vinculado?

O interessado deve ficar atendo ao calendário escolar da pós-graduação. O sistema a ser utilizado para as solicitações para cursar disciplinas como estudante não vinculado será o GPS https://ppg.ufv.br/servicos-e-gestao/sistemas/inscricao-gps/ e o solicitante poderá escolher se inscrever nos editais disponíveis no sistema. 

Como faço para saber as disciplinas que serão oferecidas no semestre e os horários das aulas?

A relação das disciplinas, bem como seus horários e locais, podem ser cunsultados na página do Registro Escolar, no botão horário das aulas (https://res.ufv.br/), ou no link: https://www.dti.ufv.br/horario/hor.asp

Matrícula na pós-graduação

Onde e quando devo fazer a matrícula?

Os candidatos aprovados no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil devem se mactrícular dentro dos prazos estabelecidos na calendário da pós-graduação, disponível no site do Registro Escolar (https://res.ufv.br/calendario-pos-graduacao/).

Para a matrícula, é necessário comparecer na secretaria do programa de pós-graduação em engenharia civil (Sala 224, segundo andar, Departamento de Engenharia Civil), de posse dos documentos necessários.

Obs:  Horário de funcionamento da secretaria: 08:30h a 12h e das 14:30h às 18h.

Quais documentos devo apresentar no momento da matrícula?

Para a matrícula, o candidato aprovado no processo seletivo deve comparecer na secretaria do Programa de posse dos seguintes documentos:

1. cópia autenticada do diploma ou declaração de conclusão do curso de graduação.

2. cópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação

3. cópia da certidão de nascimento ou casamento

4. cópia da carteira de Identidade (candidatos brasileiros) ou cópia do passaporte (candidatos estrangeiros). Obs: CNH, carteira de classe ou similares não serão aceitos.

5. cópia do documento de serviço militar (candidatos brasileiros do sexo masculino)

6. cópia do título de eleitor (candidatos brasileiros)

7. cópia do CPF (candidatos brasileiros). Obs: RG com CPF será aceito.

 OBS: Documentos emitidos pela UFV não precisam ser autenticados.

Mobilidade Acadêmica

Como faço para me matricular no PPGEC na modalidade Mobilidade Acadêmica?

O formulário de inscrição e instruções para o estudante em mobilidade acadêmica estão disponíveis em: https://ppg.ufv.br/formularios-e-normas/

Quando é feita a matrícula na modalidade Mobilidade Acadêmica?

A matrícula é feita em fluxo contínuo, conforme calendário escolar pós-graduação, disponível em: https://res.ufv.br/calendario-pos-graduacao/

Como faço para saber as disciplinas que serão oferecidas no semestre e os horários das aulas?

A relação das disciplinas, bem como seus horários e locais, podem ser cunsultados na página do Registro Escolar, no botão horário das aulas (https://res.ufv.br/), ou no link: https://www.dti.ufv.br/horario/hor.asp

Plano de estudos e matrícula em disciplinas

Como faço para me matricular em disciplinas no primeiro período do curso?

O discente deve procurar o orientador e solicitar a matrícula na secretaria do programa. Deve-se observar o prazo disponível no calendário escolar (https://res.ufv.br/calendario-pos-graduacao/).

Caso o discente ainda não tenha orientador definido, este deve procurar os representantes de área. Os nomes e contatos dos representantes das áreas de concentração estão disponíveis na página do Programa (https://posengenhariacivil.ufv.br/comissao-coordenadora/). 

Como faço para elaborar o plano de estudos?

O plano de estudos deve ser elaborado no ACADEMICOPG para todo o período do curso. Se necessário, é possível editar o plano posteriormente. A linha de pesquisa deve ser incluída no momento da elaboração do plano de estudo.

Quais são as disciplinas oferecidas pelo PPGEC?

A relação das disciplinas do Programa está disponível em: https://posengenhariacivil.ufv.br/estrutura-curricular/.

Nem todas as disciplinas são eferecidas regularmente, por isso precisa-se verificar quais disciplinas serão ofertadas no período e os horários que serão ministradas. A relação das disciplinas ofertadas e horários estão disponíveis em: https://www.dti.ufv.br/horario/hor.asp  

 Posso solicitar aproveitamento de disciplinas de Pós-Graduação cursadas em outra instituição ou no Programa como alunão não vinculado?

Sim. Para solicitar o aproveitamento de disciplinas o interessado deve:

1- Encaminhar para a secretaria o formulário do link https://res.ufv.br/wp-content/uploads/2022/02/Aproveitamento_Equivalencia-de-Disciplinas.pdf, devidamente preenchido, juntamente com parecer favorável do orientador, programa analítico da disciplina e comprovante de aprovação. 

2- Acessar o sistema  ACADEMICOPG > plano de estudo> aproveitamento de disciplinas cursadas na UFV ou aproveitamento de disciplinas cursada em outra instituição.

Como posso me matrícular em disciplinas de Tópicos e Problemas Especiais?

As matrículas nas disciplinas com os códigos CIV 790, CIV 791, CIV 792, CIV 794, CIV 795 e CIV 796 não são feitas via SAPIENS pois não são de caráter regular. As matrículas são feitas via processo, mediante solicitação do docente responsável por criar e ministrar as disciplinas. Os códigos, porém, estão disponíveis no sistema AcademicoPG e devem ser incluídas nos planos de estudo, caso seja de interesse do discente e de seu orientador.

Pós – doutorado

Com faço para cursar pós-doutorado no PPGEC?

Informações sobgre pós-doutorado e formulário de inscrição estão disponíveis em https://ppg.ufv.br/pos-doutorado/.

Esteja atendo aos editais específicos (https://posengenhariacivil.ufv.br/inscricao-e-selecao/). 

Processo seletivo PPGEC

Quando são divulgados os editais para o processo seletivo PPGEC?

Os editais para o processo seletivo são divulgados, geralmente, entre setembro e outubro para ingresso no ano seguinte. As informações referentes ao processo seletivo estão disponíveis  na página do Programa e podem ser acessadas em https://posengenhariacivil.ufv.br/inscricao-e-selecao/

Proficiência em Língua Estrangeira

Preciso comprovar proficiência em língua estrangeira?

Sim, o inglês será considerado como língua obrigatória para satisfazer à exigência de língua estrangeira para o estudante cuja língua nativa não seja o inglês.

O Regimento Geral da Pós-Graduação da UFV em seu CAPÍTULO XI -DA EXIGÊNCIA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA traz as exigências e diretrizes que disciplinam o assunto. 

Quando preciso comprovar proficiência em língua inglesa?

Conforme Regimento Geral da Pós-Graduação da UFV, o prazo para cumprimento desse requisito não poderá exceder o encerramento das aulas do segundo período do curso, após seu ingresso, sob pena de desligamento. Este prazo aplica-se também ao estudante que solicitar trancamento de matrícula.

Quais são os exames de proficiência aceitos pela UFV?

A lista de exames padronizados de proficiência indicados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, e que são, portanto, aceitos pela UFV, pode ser encontrada na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, seção de informações (https://ppg.ufv.br/pos-graduacao/scricto-sensu/).

Qual é o tempo de validade do exame de proficiência?

Para satisfazer à exigência de língua inglesa, o estudante deverá ser aprovado em exames padronizados de proficiência a serem indicados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, desde que realizados no prazo máximo de 2 anos.

Se eu comprovar proficiência no Mestrado, preciso comprovar novamente no doutorado?

Sim. Todos os discentes precisam comprovar a proficiência em língua inglesa conforme o regimento geral da UFV, mesmo aqueles estudantes que já comprovaram a proficiência no mestrado.

Regulamentos e calendário

Por que preciso observar o Calendário escolar?

O calendário escolar traz as datas limites e os prazos para realização das atividades acadêmicas, devendo ser rigorosamente observados. O não cumprimento das atividades previstas nos prazos estipulados poder acarretar em prejuízos como conceitos N em disciplinas e não efetivação de matrícula, dentre outros, podendo culminar com o desligamento do discente. É de responsabilidade dos discentes observar os prazos do calendário escolar (https://res.ufv.br/calendario-pos-graduacao/).

Por que preciso conhecer e observar o Regimento Geral da Pós-Graduação da UFV?

O Regimento Geral da Pós-Graduação estabelece as regras e dsiciplina os procedimentos e ações ligadas aos cursos de pós-graduação stricto sensu da UFV. Estas devem ser observados rigorosamente, com pena de sanções que podem culminar no desligamento do discente. O Regimento Geral da Pós-Graduação UFV pode ser encontrado na página de documentos no site do PPGEC (https://posengenhariacivil.ufv.br/documentos/).

Por que preciso conhecer e observar o Regimento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFV (PPGEC)?

O Regimento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFV estabelece regras complementares ao regimento geral, e específicas do Programa, disciplinando procedimentos e ações ligadas ao cursos de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFV. Estas devem ser observados rigorosamente, com pena de sanções que podem culminar no desligamento do discente. O Regimento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFV pode ser encontrado na página de documentos no site do PPGEC (https://posengenhariacivil.ufv.br/documentos/).

Existem outras regras e documentos normativos que precisam ser observados no âmbito do PPGEC?

Sim, resoluções que disciplinam e/ou detalham procedimentos e ações específicas podem ser editadas e publicadas, ficando a comunidade acadêmica obrigada a observar, da mesma forma que os regimentos. Documentos complementares ao Regimento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFV podem ser encontrado na página de documentos no site do PPGEC (https://posengenhariacivil.ufv.br/documentos/).

Sistemas e gestão acadêmica

Quais são os sistemas informatizados que tenho acesso e que são necessários para a gestão da informação?

Estudantes, orientadores e gestores utilizam os sistemas AcademicoPG e SAPIENS para gestão da informação. Os links podem ser encontrados no site da Pró-Reitoria de Pesquisa (https://ppg.ufv.br/servicos-e-gestao/sistemas/).

O que é o sistema SAPIENS?

O Sistema de Apoio ao Ensino da UFV – Sapiens (https://sapiens.dti.ufv.br/sapiens_redireciona/index.asp), é uma ferramenta que vai acompanhar a vida acadêmica na UFV. Ela possibilita o acesso ao histórico, às disciplinas matriculadas, notas e análise curricular, dentre outras informações.

Um tutorial sobre a utilização do sistema SAPIENS pode ser acessado em: https://youtu.be/rBdPpVYy85k 

O que é o sistema ACADEMICOPG?

Este sistema foi desenvolvido para gerenciar as funcionalidades acadêmicas do estudante de pós-graduação, relacionadas à comissão orientadora, plano de estudo, linha de pesquisa e banca de dissertação/tese e qualificação. Existem também disponíveis, outras funcionalidades, como: consulta às disciplinas oferecidas, dados pessoais do estudante, formação acadêmica, histórico escolar e projeto de pesquisa.

Uma apresentação do sistema e orientações de como utilizar estão disponíveis em: http://www.posecologia.ufv.br/wp-content/uploads/2021/11/Manual-1-Apresentacao-academicoPG.pdf 

Como devo proceder no primeiro acesso aos sistemas?

Sistemas e gestão acadêmica

Quais são os sistemas informatizados que tenho acesso e que são necessários para a gestão da informação?

Estudantes, orientadores e gestores utilizam os sistemas AcademicoPG e SAPIENS para gestão da informação. Os links podem ser encontrados no site da Pró-Reitoria de Pesquisa (https://ppg.ufv.br/servicos-e-gestao/sistemas/).

Logo após o cadastro, o discente deve acessar os sistemas (ACADEMICOPG e SAPIENS). No campo usuário, deve acrescentar as letras “ES” antes do número da matrícula. A senha inicial são os 6 primeiros dígitos do CPF. A senha deve ser alterada no primeiro acesso.

Trancamento de matrícula e cancelamento de dsiciplinas

Como proceder para solitar cancelamento de disciplina ou trancamento de matrícula?

Até data limite estabelecida no calendário da pós-graduação, os pedidos podem ser feitos diretamento ao Registro Escolar. Deve-se apresentar a solicitação juntamente com a manifestação de anuência do orientador e da comissão coordenadora. Após esteperíodo, os pedidos precisam ser apreciados em reunião da comissão coordenadora.

O formulário do registro escolar pode ser obtido no seguinte link: https://res.ufv.br/afastamento-especial-e-trancamento-de-matricula/

Não encontrou o que procurava?

Por favor, entre em contato com a secretaria do Programa (secretaria.ppgec@ufv.br) e solicite a inclusão de sua pergunta.


Endereço

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Universidade Federal de Viçosa, 36570-900, Viçosa/MG
Tel: (31) 3612-6105
E-mail: secretaria.ppgec@ufv.br

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