Laboratório de Engenharia Sanitária e Ambiental (LESA)

Áreas de pesquisa

As principais pesquisas desenvolvidas no LESA envolvem a recuperação de recursos no saneamento ambiental com o aproveitamento de microalgas como matéria prima para a produção de bioenergia, bioplásticos e usos agrícolas, bem como a exploração de seu potencial na biorremediação de águas residuárias. Estudos sobre formas alternativas de reaproveitamento de lodos gerados em estações de tratamento de águas residuárias. Pesquisas sobre a remoção de atividade biológica (toxicidade, estrogenicidade) por tratamentos convencionais e avançados de água e águas residuárias e de avaliação de risco ecológico de substâncias químicas em águas, contribuindo para o avanço do conhecimento científico e a proteção dos ecossistemas aquáticos. Estas pesquisas são desenvolvidas por alunos de graduação, mestrado e doutorado com foco em gerar conhecimento científico de relevância internacional.

Serviços

A estrutura do laboratório está apta a atender demandas internas – análises relacionadas a projetos de pesquisa da UFV – e externas – de empresas e órgãos públicos.

Visão interna e externa das instalações do LESA.

Instalações e Equipamentos

Em sua área externa está alocada a área experimental que conta com

  • Unidades de tratamento de efluentes e produção de biomassa algal com doze lagoas de alta taxa e dois reatores de biofilme, em escala piloto. Dez lagoas de alta taxa e 9 reatores de biofilme em escala de bancada.
  • um pátio de compostagem, para montagem de experimentos com uma câmara de compostagem aerada.

As instalações laboratoriais incluem equipamentos para análises físicas, químicas, microbiológicas e ecotoxicológicas, como balanças analíticas, blocos digestores, capelas exaustoras, capelas de fluxo laminar, câmaras de cultivo com fotoperíodo, chapas aquecedoras, espectrofotômetros, incubadoras, leitora de microplacas, mesas agitadoras e microscópio invertido, além de uma sala reservada para a manutenção de organismos-teste e realização de ensaios ecotoxicológicos. Entre os principais equipamentos disponíveis, destacam-se:

  • COT (amostras líquidas) e SSM (amostras sólidas):  No COT é possível analisar o carbono orgânico dissolvido, com curvas preparadas de até 500 mg/L. No SSM é possível analisar o carbono orgânico total da biomassa úmida ou seca.
  • Cromatografo gasoso (CG): No CG é possível analisar os compostos voláteis, embora, atualmente, a coluna que está no cromatógrafo permite analisar H2, N2, CO2 e CH4.
  • Liofilizador de bancada: utilizado para remoção da água por meio de congelamento e subsequente sublimação, preservando as características físico-químicas e estruturais da amostra.
  • Reator Parr: utilizado para processar materiais em meio aquoso sob altas temperaturas e pressões, promovendo reações como a LHT para a conversão de biomassa em bio-óleo e a CHT para conversão em hidrochar.
  • Rotaevaporador: utilizado para evaporar solventes de extratos de microalgas ou amostras líquidas, facilitando a concentração e purificação de compostos bioativos ou contaminantes.
  • Homogeneizador de alta pressão: utilizado para romper células de microalgas e consequentemente liberar compostos intracelulares, como proteínas e lipídios, otimizando a extração de biomoléculas de interesse.

Apoio:

Os projetos desenvolvidos no LESA contam com o apoio do CNPq, CAPES, Fapemig e FINEP.

Equipe:

Profa. Ann Honor Mounteer

Profa. Maria Lúcia Calijuri

Profa. Mônica de Abreu Azevedo

Priscila Romana da Silva

Emerson Guerra

Geraldo Magela Silva Paiva

Marcelo Gomes da Silva


Endereço

Prédio do CCE, 2º andar, sala 224
Universidade Federal de Viçosa, 36570-900, Viçosa/MG
Tel: (31) 3612-6105
E-mail: secretaria.ppgec@ufv.br

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados