Artigo publicado no periódico Road Materials and Pavement Design

O Artigo entitulado Chemical, mineralogical, microstructural and engineering properties of tropical soils stabilised with the combined and individual use of different types of steel slag é de autoria do egresso Emerson Cordeiro Lopes, como resultado da sua pesquisa de doutorado, que foi orientada pelo Prof. Taciano Oliveira da Silva. O discente Gustavo Nalon também assina o trabalho, assim como os docentes Heraldo Pitanga (DEC), Leonardo Pedroti (DEC), José Maria Carvalho (DEC), Eduardo Araúdo (DPF) e Klaus Rodrigues (DEC).

A pesquisa avaliou efeitos sinérgicos proporcionados pela combinação de escória de aciaria elétrica (EAFSF) e escória de forno panela (LFSF) na estabilização de solos argilosos e arenosos. O estudo fornece uma análise detalhada em microescala de matérias-primas e misturas de escória e solo, e foi observado um comportamento sinérgico positivo ao combinar 10% de LFSF e 5% de EAFSF (por peso do solo), o que proporcionou um arranjo estrutural que levou a aumentos de resistência à compressão e CBR.

O artigo na íntegra pode ser acessado aqui.