Pesquisadores do grupo de pesquisa SICon publicam artigo na Construction and Building Materials

O artigo Influence of biocide and dispersant additives on the performance and durability of building paints produced with granite waste procurou avaliar a influência de diferentes concentrações de aditivos biocidas e dispersantes no desempenho e durabilidade de tintas produzidas com resíduos de granito. Os autores observaram que o aditivo biocida não influenciou significativamente as propriedades de desempenho, enquanto o aditivo dispersante reduziu a resistência à abrasão do filme de tinta. As amostras com 0,225% de biocida foram consideradas as mais econômicas e sustentáveis. Os resultados obtidos indicam que os aditivos biocidas são alternativas promissoras para melhorar a durabilidade de tintas à base de resíduo de granito.

Assinam o artigo as doutorandas Hellen Veloso Moura e Márcia Salgado Lopes, o graduando em Engenharia Civil Jean Carlos Dias, e os professores Leonardo Pedroti (orientador), José Maria Carvalho e José Carlos Ribeiro.

A artigo foi publicado na edição 409 do periódico Construction and Building Materials, e pode ser acessado clicando aqui.