Pesquisadores do PROPEC/UFOP, PPGEC/UFV e UFJF publicam artigo no periódico Ambiente Construído

O artigo Influência do efeito fíler do pó de mármore na produção de concretos para pavimentos intertravados investiga o uso do pó de mármore residual como fíler e seus efeitos na produção de concreto para pavimentos intertravados. Foram avaliadas as propriedades físicas dos materiais utilizados e as características mecânicas e microestruturais dos concretos desenvolvidos. Verificou-se que a inserção de resíduos no ciclo produtivo é benéfica por otimizar propriedades dos materiais, reduzir o consumo de matérias-primas e os impactos ambientais associados à sua extração.

Assinam o artigo Aldo Ribeiro de Carvalho (discente UFOP), Gilber da Silva Júnior (UFJF), Wanna Carvalho Fontes (UFOP), Guilherme Jorge Brigolini Silva (UFOP), Leonardo Gonçalves Pedroti (UFV) e Thaís Mayra de Oliveira (UFJF).

Clique aqui para acessar o artigo completo