PPGEC UFV participa do Seminário de Meio Termo CAPES

O Seminário de Meio Termo – CAPES é um evento que ocorre a cada quatro anos, como parte do processo de avaliação dos Programas de Pós-Graduação do Brasil. Como o título sugere, este é realizado no meio do quadriênio de avaliação. O Evento foi realizado em Brasília, no edifício da CAPES, auditório Anysio Teixeira, nos dias 16 e 17 de outubro de 2023, referente ao seminário da área de Engenharias 1, presidido pelo coordenador da área Prof. Rômulo Dante Orrico Filho (UFRJ), e pelos coordenadores adjuntos de programas acadêmicos e profissionais Vladimir Caramori Borges de Souza (UFAL) e Augusto Cesar da Silva Bezerra (CEFET-MG). Com o objetivo de acompanhar os Programas visando o processo de avaliação quadrienal para o ciclo 2021-2024, os trabalhos tiveram como base um simulado proposto pela coordenação, que foi elaborado, avaliado por pares, e subsidiaram as discussões. O seminário também teve por objetivo a discussão da ficha de avaliação para o ciclo 2021-2024 e início dos trabalhos de elaboração da ficha para o ciclo 2025-2028. O PPGEC UFV esteve representado pelo seu coordenador e participou efetivamente do simulado, submetendo documento para avaliação dos pares e recebendo feedbacks.

“A programação e a metodologia utilizada foram consideradas muito adequadas e levaram a diagnósticos importantes e discussões muito produtivas, contribuindo efetivamente para a boa construção do relatório de avaliação quadrienal 2021-2024, e para ajustes e mudanças necessários para endereçar eventuais pontos de fraqueza e atenção. Contamos com a participação efetiva de toda a comunidade PPGEC na consolidação e avanço do Programa, como forma de responder aos anseios de seus membros e reconhecimento de seus esforços. O posicionando do PPGEC como Programa consolidado e de referência faz parte de seu objetivo e é de grande importância para toda a comunidade, que busca a valorização e reconhecimento de seus esforços e ateste da qualidade de sua formação”.