O PPGEC/UFV recebe o Professor Xavier Romão da Universidade do Porto

O PPGECC tem a honra de receber o Professor Xavier Romão da Universidade do Porto. Durante o mês de março, o pesquisador da renomada instituição portuguesa ministrará aulas na pós-graduação e palestras para a comunidade acadêmica ligada ao Departamento de Engenharia Civil e demais interessados.

O Professor Romão possui Licenciatura em Engenharia Civil pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (1999); Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil pela FEUP (2002) e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade do Porto (2012). Seus principais interesses de pesquisa são modelagem avançada do comportamento sísmico de estruturas; dimensionamento sísmico de edifícios; avaliação da segurança sísmica de construções existentes; gestão de riscos em construções existentes, incluindo património cultural; modelagem, avaliação probabilística e análise estatística.

Professor Romão é vice-presidente do ICOMOS-ICORP, o International Scientific Committee on Risk Preparedness do International Council on Monuments and Sites; membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica; representante da FEUP na Sub-Comissão da Comissão Nacional de Protecção Civil; membro do UNESCO roster for culture in emergencies; e membro da Structural Extreme Events Reconnaissance (StEER) Network.

Dia 11/03, às 18h30, no auditório do CCE, o professor Xavier Romão estará ministrando a palestra “Terremotos: uma ameaça constante e um desafio para a engenharia”

Dia 18/03, às 19h00, no auditório do LABENGE, o professor estará ministrando a palestra “preservação do patrimônio histórico: boas práticas da engenharia e arquitetura portuguesas”. Convidamos toda a comunidade acadêmica e interessados nos temas para os eventos.