Pesquisadores do grupo de pesquisa SICon publicam artigo na Cement and Concrete Composites

O artigo Smart laying mortars for masonry structures: effects of lime/cement ratio and carbon nanomaterials content on self-sensing behavior trata do desenvolvimento de um experimento fatorial para investigar a resistividade elétrica, fator de calibre, sensibilidade às tensões e resistência à compressão de argamassas com diferentes proporções cal/cimento (0,25, 0,50, 1,00, 2,00, em volume) e teores de nanopartículas de negro de fumo (CBN) (0%, 3%, 6%, 9% em peso de ligantes). Nele os autores demonstram, dentre outros achados, que o aumento do teor de cal atrasou o limiar de percolação e diminuiu a resistência das argamassas. Assinam o artigo os doutorandos Gustavo Nalon e Gustamo Lima, e os professores José Carlos Ribeiro (DEC/UFV), Leonardo Pedroti (DEC/UFV), Roberto Márcio Silva (DEES/UFMG) e Eduardo Araújo (DPF/UFV).

O artigo será publicado no volume 145 do prestigioso periódico Cement and Concrete Composites, e já está disponível on line, podeno ser acessado clicando aqui.