Pesquisadores do Grupo de Pesquisa SICon publicam artigo no periódico Construction and Building Materials

O artigo Influence of filler/cement and powder/total solids on the mixture design of self-compacting micro-concretes containing waste from the ornamental stone industry avaliou os efeitos da incorporação de grandes volumes de resíduos do processamento de rochas ornamentais como cargas em microconcretos autoadensáveis, considerando resultados físico-químicos, mecânicos, microestruturais e de ecoeficiência. Os resultados demonstraram que o resíduo possui boa função de empacotamento, efeito filler, nucleação heterogênea e trabalhabilidade, além de ser eficaz na redução do CO2 incorporado, entregando matrizes mais ecoeficientes para resistências mecânicas convencionais.

A discente Ariel Miranda de Souza é autora do artigo, com coautoria dos Professores José Maria Franco de Carvalho, Carol Ferreira Rezende Santos, Flávio Antônio Ferreira e Leonardo Gonçalves Pedroti. O artigo ainda contou com a participação do graduando Igor Lopes Salgado, e dos Professores Rancés Castillo Lara (UENF) e Ricardo André Fiorotti Peixoto (UFOP).

Clique aqui para visualizar o artigo completo