Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil publicam artigo no periódico Buildings

O artigo Experimental Analysis of Watertightness Performance of Interfaces between Masonry and Steel Structures Subjected to Accelerated Aging propõe um método para tratamento de juntas de interface comuns entre alvenaria e estruturas de aço com a aplicação de uma membrana de elastômero EPDM (etileno propileno dieno monômero) para garantir a durabilidade e estanqueidade das juntas da interface quando estas estão sujeitas ao envelhecimento desencadeado pela exposição ao calor e ao choque térmico. Os autores mostraram que a solução pode ser eficaz na prevenção de vazamentos de água nas interfaces entre alvenaria e elementos metálicos, contribuindo assim para garantir a durabilidade da estrutura metálica.

Os autores do artigo são os egressos Alex de Freitas Bhering, Rayane Neves Franco, Mariana Araújo dos Santos e Lorena de Melo Sathler. Os Professores Leonardo Gonçalves Pedroti, Gustavo de Souza Veríssimo e José Luiz Rangel Paes assinam o trabalho, que também tem o Professor Humberto Varum, da Universidade do Porto, como coautor.

O artigo completo pode ser visualizado clicando aqui.